Neste curso introdutório de kintsugi workshop, vais experimentar o verdadeiro alchemy de transformar uma cerâmica partida num novo objeto ricamente decorado com ouro. Aprenderás sobre a técnica kintsugi, as ferramentas e todos os materiais utilizados nesta prática.
Para experimentar plenamente este processo, é necessário visitar o atelier cinco vezes, devido à natureza e ao comportamento da laca urushi.
Ao dominares esta técnica, não só aprenderás a preservar a cerâmica, como também verás valor e beleza nas imperfeições da vida.
🖌️ O preço do workshop inclui um kit (200 euros) com tudo o que é necessário para praticar kintsugi e uma peça de cerâmica partida que levarás para casa no final.
Apenas os alunos que tenham efectuado uma reserva podem deixar uma avaliação.
Filha de algarvios, herda uma influência solar e criativa. Nascida em Lisboa, com um espírito irrequieto e desbravador, cedo demonstrou o seu talento e respeito pelas coisas e pessoas que se cruzavam no seu caminho. Curiosamente, o restauro cerâmico foi o fio condutor do seu percurso pelas artes.
A sua paixão pela moda levou-a a explorar a escultura à escala da joalharia e a criar a marca Sensitive Jewelry.
A sua experiência como artista plástica permite-lhe criar com uma variedade de metais e materiais, alguns não convencionais, dando a cada peça uma beleza e um significado único.
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Rachel Tranter
3 meses atrásQue pena. Fui ter com a Rita porque ela disse que podia fazer restauros de kintsugi. Fiz a curadoria de uma coleção de cerâmicas muito especiais durante 7 anos no Japão. Também estudei kintsugi lá, mas quando me mudei para Portugal algumas peças partiram-se durante o transporte e estavam para além da capacidade de restauro do my. Queria que fossem restauradas corretamente usando o kintsugi para poder apreciá-las durante muitos anos. Em vez disso, todas elas foram mais ou menos arruinadas pelo "trabalho" que a Rita lhes fez. As linhas estão desiguais, o verniz vermelho está a aparecer, o pó de ouro está manchado em sítios onde não devia estar, tal como o verniz, as manchas de verniz foram colocadas ao acaso para criar enormes poços irregulares de ouro. É uma confusão - tudo isto. Os poucos artigos que pedi para serem corrigidos com epóxi em vez de verniz são ainda piores - não têm qualquer cobertura dourada. Estão arranhados e brancos - uma criança poderia ter feito melhor. Estou muito desiludida e triste com o estado de tudo. E ela cobrou-me quase 1700 euros pelo privilégio. Ridículo.
Anne Coelho
3 semanas atrásEstou em Lisboa e acidentalmente quebrei uma das minhas peças mais bonitas. Felizmente, encontrei o atelier de Rita Roque, que reparou a minha peça utilizando a técnica do kintsugi. Este método japonês consiste em reparar os objectos cassés com laqueado misturado com pó de ouro, dando assim valor às fissuras e às cassetes. O atelier de RITA Roque é um espaço criativo que se distingue pela sua experiência em restauração de cerâmica e joalharia. RITA Roque fez um trabalho formidável, transformando os defeitos em elementos estéticos únicos. Agradece sinceramente e aconselha vivamente a confiar no seu profissionalismo. Vim a Lisboa e quebrei acidentalmente uma das minhas peças mais bonitas. Felizmente, conheci o atelier da Rita Roque, que reparou a minha peça usando a técnica kintsugi. Este método japonês envolve reparar objetos quebrados com laca misturada com pó de ouro, destacando rachaduras e quebras. A oficina da RITA Roque é um espaço criativo que se destaca pela sua expertise em restauro cerâmico e joalharia. RITA Roque fez um trabalho maravilhoso, transformando falhas em elementos estéticos únicos. Agradeço sinceramente a ela e recomendo fortemente que confie no seu profissionalismo.
Artur Correia
2 anos atrásTrabalho fantástico Sou colecionador de Presépios e Sto António Às vezes acontece partirem-se peças por muito cuidado que haja. O Atelier de Restauro da Rita tem sido a salvação para restauros de peças feitos com muito profissionalismo e competência. Enquanto o atelier da Rita funcionar não coloco as minhas peças noutras mãos. Trabalho perfeito ninguém distingue uma peça recuperada do original. Alguns exemplos
Paulo Manuel de Almeida Fonseca
um ano atrásEste painel de azulejo tem mais de 60 anos e pertence aos meus irmãos. Fizemos questão do mesmo continuar na família sendo necessário fazer um restauro visto que devido à passagem dos anos alguns azulejos descolarem e outros apresentarem fissuras. Escolhemos o atelier da Rita Roque que com o seu profissionalismo,carinho e amor pela restauração nos permitiu voltar a ter esta joia de família em perfeito estado. Obrigado Rita.
Sofia Silva
um ano atrásNo fim de setembro recuperei outro objeto restaurado pela Rita Roque: o terceiro no período de um ano! E, novamente, o maravilhamento perante a capacidade de repor o primitivo! Trata-se de uma taça de grandes dimensões que, acidentada, ficara com a base partida em diferentes partes. Numa cor improvável e de difícil réplica, foi-me restituído integral e exatamente no tom primitivo. O primeiro objeto entregue foi um pequeno prato antigo, de grande estimação que, ao cair, se partira em vários pedaços. O objeto foi-me devolvido como se de um novo se tratasse, num processo de restauro excelente, mantendo todas as características primitivas. Emoldurei-o por uma questão de prudência. O segundo foi a tampa de uma caixa abóbora da VA que já aqui apresentei. Provavelmente, outros se seguirão. Se para isso houver necessidade, terei toda a confiança em entregá-los nas mãos desta excelente profissional. Isabel Bernardo Fernandes